segunda-feira, 11 de julho de 2011

A idade

Crianças nascem chorando, pois até momentos antes do nascimento tem consciência do que está por vir, mas depois de um tempo de vida, elas vivem rindo, vivem felizes, pois para elas tudo é festa, tudo é brincadeira, a vida para um criança é sempre bela, pois enquanto criança, não tem medo de novidade, não tem receio de fazer o que realmente querem, e não tem as preocupações, e além disso, principalmente, elas enchergam com bons olhos as maravilhas dos detalhes, crianças estão sempre em outro mundo, vivendo a arte de admirar as maravilhosas coisas que a vida nos dá.
Crianças se tornam jovens, tudo se torna o momento, o êxtase de vivenciar cada instante. Mas, quanto mais cresce, acaba por perder aquilo que tanto teve na infância, a admiração por coisas pequenas, mas importantes. Jovem é jovem, muitos acabam por deixar de lado os estudos pela farra, outros se preocupam de mais com os estudos e esquecem de viver, e pouquíssimos se lembram de que o que levamos para além túmulo é a experiência, é o bem que fazemos ou deixamos de fazer, quero dizer com isso que, esses pouquíssimos vivem o momento, e se lembram de viver como criança, todavia, tem consciência daquilo que faz, e busca ser o melhor possível, fazendo a união do caráter e dos estudos.
O tempo passa, é inevitável, e com isso aqueles jovens inconsequêntes acabam se tornando pessoas sem muita representação, sem muito o que contar, e acabam muitas vezes disperdiçando a dádiva que Deus nos deu que é a reencarnação, e deixam tudo para o futuro, se mantendo no mesmo lugar. Outros, buscam tanto o dinheiro, um emprego melhor, que por vezes acabam se tornando mesquinhos, passam por cima das outras pessoas sem se importar com as necessidades de cada um, sem deixar que o seu coração seja tocado, se tornando um ser egoísta. Mas, contudo tem aqueles que buscam o equilibrio, e o bem, estes sim se tornam notáveis, não costumam ter muitas coisas, mas estes acabam se tornando pessoas de valor, caridosas, benevolentes, humildes. Será que é tão difícil abrir o coração para as outras pessoas? Será um crime contra si mesmo deixar o exterior de lado, e buscar a alma? Infelizmente, quando o tempo passa e as pessoas se tornam adultas, tudo isso é comum, esquecem de que, quando crianças, abraçariam qualquer um que desejasse um abraço seu, sem se importar com aparências, sem imaginar algo futuro como retribuição daquele abraço, ou simplesmente abraçaria por estar feliz e querer compartilhar.
Por que achas que aqueles mais experientes, comumente chamados de velhos, se tornam muitas vezes ranzinzas, ou vivem de mal humor? Por que estas pessoas foram os jovens inconsequêntes, ou foram aqueles adultos que dão valor só para o que tem, e se esquecem de ser. Estas pessoas quando chegam em uma idade avançada, se tornam pessoas de difícil convivência, por que buscam enchegar só o erro, somente as lembranças ruins, aquilo que não fez... e assim vão vivendo o restante de sua vida. Não seria muito melhor, se ao invés disso, essas pessoas se tornassem bons “velhinhos”, ensinando aos mais novos, rindo dos bons tempos, e disseminando a sabedoria conquistada através dos anos vividos?
Que tal começar hoje a ser melhores jovens, adultos, e “velhinhos”? Vamos voltar a ver a vida como criança, não tem idade para começar um novo fim...  não tendo medo do inevitável, não temendo o novo, vamos encarar a vida como as crianças encaram o primeiro sorriso, e depois sorriem para quem quer que seja, vamos aproveitar melhor os momentos, os detalhes, as coisas simples, e, nunca esquecendo que temos nossas responsabilidades para com a sociedade, mas esta responsabildiade não compreende somente, deveres e direitos cívicos, compreende também, a responsabildiade de tornar aquilo que os cerca melhor. E que com isso, possas chegar a idade avançada, e ter o prazer de dizer que foi feliz. Que é Feliz!

Nenhum comentário: